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Artigo: O que esperar do e-commerce nos próximos anos?

Atualizado: 15 de mar. de 2023

A pedido do Vendedor Profissional, Lucas Castellani, CEO da Cartpanda revela o que esperar do e-commerce daqui pra frente



O crescimento do e-commerce no Brasil nos últimos anos foi impressionante, principalmente após a pandemia de COVID-19. Muitos clientes passaram a fazer suas compras exclusivamente online, enquanto outros tomaram coragem e resolveram fazer seus primeiros pedidos pela internet. Além disso, o aumento do faturamento do e-commerce brasileiro também está sendo impulsionado por fatores como o aumento da quantidade de pessoas com acesso à internet, uso de dispositivos móveis e da confiança dos consumidores em comprar online.


Nos últimos meses, também pudemos ver um grande crescimento na competição entre as empresas. Quem é da área de e-commerce sentiu isso na pele, principalmente nas plataformas de tráfego pago, onde as campanhas estão ficando cada vez mais caras e o espaço ainda mais competitivo. Quem sai ganhando nessa história toda é o consumidor, pois essa competição entre as empresas levará a preços mais baixos e a uma variedade maior de produtos disponíveis online. Sem contar nas diversas promoções que aparecem regularmente.


O e-commerce não está mostrando nenhum sinal de desaceleração no país, pelo contrário, a tendência é que para este ano de 2023, o número de pedidos aumente em torno de 10%.

De acordo com uma pesquisa realizada em dezembro de 2022 pela Opinion Box, 70% dos clientes aumentaram a frequência de compras online nos últimos meses.


Com isso, é seguro dizer que as compras online continuarão a crescer, portanto, as marcas terão que se adaptar para competir nesse mercado. Oferecer uma boa experiência de compra para os clientes é fundamental para conquistá-los, principalmente os novos. Às vezes, é mais importante do que ter um preço mais baixo que o concorrente. Para isso, as lojas devem investir em tecnologia, melhorar o atendimento ao cliente e garantir a segurança das informações e transações financeiras.


O papel do celular no futuro do e-commerce e o desafio da logística


Hoje em dia, de acordo com uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgada em 2022, mais de 155 milhões de brasileiros possuem um smartphone. Ou seja, são 155 milhões de potenciais clientes para a sua loja.

Nos últimos anos, percebemos um movimento de migração dos computadores para os celulares. Em 2021, mais de 54% das compras online vieram de dispositivos mobile (celulares e tablets), e esse número tende a continuar crescendo. Por isso, as lojas online precisam estar cada vez mais atentas em oferecer uma boa experiência para quem faz suas compras dessa forma.


Os celulares podem ser responsáveis por acelerar ainda mais o crescimento do e-commerce no futuro próximo, por isso que acredito que você deve investir tempo e recursos adaptando a sua loja para esse público. Aumentar a sua presença nas redes sociais e fazer anúncios criados para serem vistos no celular é uma ótima forma de melhorar a performance da sua loja. Por exemplo, você não precisa fazer um vídeo super elaborado de cinco minutos para vender seus produtos, às vezes, você pode conseguir resultados iguais (ou melhores) com um conteúdo mais simples de 30 segundos. As lojas que se adaptarem ao mundo mobile terão um grande sucesso nos próximos anos.

Com o desenvolvimento do e-commerce no país, as grandes empresas estão investindo cada vez mais em soluções logísticas para atender seus clientes. Marcas como a Amazon e o MercadoLivre já conseguem entregar seus produtos no mesmo dia ou no dia seguinte em várias regiões do país.


Mas, isso só é possível com uma estrutura enorme e investimentos milionários. Os donos de e-commerces menores terão que lutar para garantir a rapidez e eficiência na entrega dos produtos, pois esse é um fator crítico para a satisfação do cliente. Mesmo que você não consiga uma entrega rápida como essa, não se preocupe, desde que você faça um bom trabalho nas outras áreas da sua loja e crie uma experiência de compra positiva para o cliente, ele não vai se importar de esperar.


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