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Estratégias de vendas para diferentes gerações de consumidores

  • Foto do escritor: Comunicação CDPV - Esther Feola
    Comunicação CDPV - Esther Feola
  • 6 de mar.
  • 2 min de leitura

As gerações tornam o perfil dos consumidores específicos, havendo similaridades e um padrão entre essas pessoas tão variadas.


estratégias de vendas para diferentes gerações

No cenário comercial atual, compreender as particularidades de cada geração de consumidores é essencial para potencializar as vendas. Cada público possui preferências, hábitos e expectativas distintas, exigindo abordagens personalizadas.


Nesta matéria, aprenda como adaptar suas estratégias de vendas para diferentes gerações, atraindo e convertendo clientes de diferentes faixas etárias. Além delas, a contratação de um especialista no tema para participar de um evento na empresa pode fornecer um novo viés para seus vendedores. Como Diego Maia, o palestrante de vendas mais contratado atualmente segundo o Google, com mais de duas décadas de experiência, que tem por objetivo a prática no cotidiano do vendedor.


Baby Boomers (1946 – 1964): confiança e relacionamento


Os Baby Boomers valorizam relações sólidas e atendimento personalizado. Para conquistá-los invista em um atendimento humanizado, por meio de um contato próximo e confiável, seja presencial ou digital, optando por canais tradicionais, como e-mails e ligações. Destacar a credibilidade e qualidade do produto por meio de depoimentos de clientes e certificações aumentam a confiança.


Geração X (1965 – 1980): pragmatismo e benefícios claros


A Geração X equilibra o uso da tecnologia com métodos tradicionais de compra. Para impactá-los demonstre valor imediato, mostrando de cara os benefícios diretos do seu produto ou serviço.

Programas de fidelidade e condições de pagamento atrativas, oferecendo flexibilidade, fazem diferença. Um método eficaz é um e-mail marketing estratégico, com conteúdos informativos e promoções bem segmentadas.


Millennials (1981 – 1996): digitalização e experiência


Os Millennials cresceram com a tecnologia e buscam experiências de compra diferenciadas. Para engajá-los invista no marketing digital, utilizando redes sociais e influenciadores, fora conteúdos interativos indispensáveis.


Para esta geração, transparência e propósito são pontos muito relevantes. Empresas com responsabilidade social e valores claros têm mais chances de fidelização. Personalizar a experiência do cliente, com recomendações baseadas no comportamento do consumidor elevam as conversões.


Geração Z (1997 – 2012): Rapidez e Autenticidade


A Geração Z é nativa digital e tem pouca tolerância para abordagens convencionais. Para conquistá-los, aposte em vídeos curtos e dinâmicos, por canais como TikTok, reels e shorts são canais eficazes.


Facilite o autoatendimento com chats automatizados e processos ágeis otimizam a experiência do cliente. É importante que a jornada de compra seja integrada entre online e offline, assim, experiências omnichannel são fundamentais.


Estratégias de vendas para diferentes gerações


Adaptar estratégias de vendas conforme o perfil geracional dos consumidores amplia o potencial de conversão e fidelização. Conhecer as necessidades e expectativas de cada público permite a criação de abordagens mais assertivas e eficazes. Ao aplicar essas táticas, sua empresa se destaca no mercado e fortalece o relacionamento com diferentes perfis de clientes.


Assista um vídeo de Diego Maia, o palestrante de vendas mais contratado do Brasil:


Com mais de 2.000 episódios, Diego Maia apresenta o maior podcast de vendas nacional, apresentado desde 2009, disponível gratuitamente.


Conheça o podcast de Diego Maia:



O Vendedor Profissional publica artigos e estudos sobre vendas e gestão de vendas. Aqui você encontra o melhor conteúdo, dos treinadores e palestrantes de vendas mais requisitados do Brasil.


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