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Como utilizar storytelling para potencializar suas vendas

  • Foto do escritor: Comunicação CDPV - Esther Feola
    Comunicação CDPV - Esther Feola
  • 13 de fev.
  • 3 min de leitura

Atualizado: 14 de fev.

Esta habilidade que vem se popularizando cada vez mais pode ser o ponto-chave para alavancar suas vendas e produtividade.



storytelling vendas

O storytelling é a habilidade de conseguir narrar uma história de modo envolvente, envolvendo o público com o que se está sendo dito, prendendo sua atenção e os emocionando e inspirando. É se conectar com outro ser humano através de algo que nos acompanha desde a pré-história: a arte de contar histórias.


No mundo comercial, quando esta técnica é bem aplicada, uma simples apresentação da marca, produto ou serviço pode conectar o público profundamente com o que se está anunciando, pois uma narrativa envolvente une o cliente emocionalmente, de modo que o ato da compra é algo cativador, inspirador e motivacional.


Um dos especialistas em vendas que contam de modo estratégico e funcional como o storytelling se aplica e funciona nas vendas é Diego Maia, apontado pelo Google como o palestrante de vendas mais contratado do Brasil.


Em mais de duas décadas trabalhando na área, Maia já realizou mais de 1600 palestras, com foco em prática, não teoria, mostrando aos vendedores que sua profissão vai muito além de fazer o cliente comprar.


Confira a seguir como essa abordagem pode potencializar as suas vendas.


Conheça seu público


Para se criar uma boa narrativa, é imprescindível saber quem irá ouvir sua história, e adaptar-se à sua linguagem. Assim, antes de iniciar a sua história, é preciso saber quem é seu cliente ideal, quais são duas dores e aspirações, quais as dificuldades pelas quais já pode ter passado, entre outros.

Entender seu público o fará criar uma história mais eficaz, que ressoará melhor com a realidade de quem lhe ouve.


Criar conexão emocional


Ao contar uma história real, como depoimentos e casos de sucesso, se gera empatia. As pessoas se identificam com relatos e palavras, não com números e dados frios. Além disso, uma boa narrativa sempre fica na nossa memória, o que fará com que o cliente pense primeiro na sua marca ou produto quando tal necessidade surgir.


Soluções interessantes


Uma história é composta por início, meio e fim. Neste caso, o início pode conter um personagem que representa o cliente passando por um desafio comum. Se for algo do cotidiano de seu consumidor, isso fará com que ele se veja na narrativa.


Em seguida, se mostra como o produto ou serviço da sua marca auxiliou na resolução do problema. Desta forma, de maneira prática e envolvente, os benefícios reais são apresentados.


Para finalizar, é importante frisar como a solução transformou a vida do personagem da história, o que fará com que seu público-alvo note como seu produto pode fazer parte do seu dia, e como irá melhorar sua vida após obtê-lo.


Diferenciação no mercado


Estas narrativas únicas tornarão sua marca únicas, e a diferenciarão do restante do mercado, através de sua identidade marcante e reconhecível.


Isto porque em suas histórias, o cliente é inserido como o “herói” da história, e um protagonista que soluciona seus problemas sozinhos, através do auxílio de seu produto ou serviço.


Storytelling em múltiplos canais


As histórias criadas para a sua marca podem ser utilizadas em diversos canais e nos mais diferentes formatos, como apresentações comerciais, blogs, e-mails, redes sociais, vídeos, e mesmo no atendimento presencial ao cliente.


Utilizar as ferramentas da tecnologia, como o CRM e Inbound Marketing para as campanhas de marketing, pode ser uma forma de compartilhar estas histórias para aumentar o engajamento e garantir uma experiência distinta.


Confiança e credibilidade


Garantir transparência e honestidade é a chave para o cliente retomar o negócio com a sua marca, e a escolha ao invés dos concorrentes.


Compartilhando desafios e a história da marca, bem como relatos reais de clientes demonstra sinceridade e confiança, garantindo o início de um relacionamento a longo prazo com o consumidor.


Storytelling para aumento de vendas


Quando utilizado corretamente, o storytelling nas vendas faz com que a sua marca se distinguir das demais, pois o cliente recorda-se das suas histórias e sente-se motivado a agir e comprar, dado a narrativa que o encanta e toca seu coração.


A potencialização das vendas ocorre porque estes relatos transformam a comunicação comercial em uma experiência memorável e emocional, criando uma conexão genuína com o cliente.


Se você busca incluir o storytelling nas vendas e em sua empresa como um todo, aposte em Diego Maia, um dos maiores palestrantes sobre vendas do país, que foca em como encantar e garantir a fidelização do cliente, com exemplos que farão com que sua equipe saia de sua palestra já conseguindo aplicá-los em seu cotidiano no serviço.


Assista um vídeo de Diego Maia, o palestrante de vendas mais contratado do Brasil



Diego Maia é dono do maior podcast de vendas, com mais de 2.000 episódios no Spotify, disponível gratuitamente.


Conheça o podcast de Diego Maia:



O Vendedor Profissional publica artigos e estudos sobre vendas e gestão de vendas. Aqui você encontra o melhor conteúdo, dos treinadores e palestrantes de vendas mais requisitados do Brasil.

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